sábado, 3 de julho de 2010

"Eu quero..."


É esta a expressão que é repetida constantemente pelas crianças. "Eu quero um gelado." "Eu quero aquele brinquedo." "Eu quero água." "Eu quero que me dês atenção." E só mais tarde se apercebem que esta expressão não os leva longe e começam a usar mais o "gostaria", começam a ser mais humildes e chegam à conclusão que nem sempre o que querem se pode realizar.

Lá no fundo todos nós continuamos a usar essa expressão, apesar de ser conjugada num tempo diferente. "Eu queria que ele/a me amasse." "Eu queria ter mais dinheiro." "Eu queria aquela camisola." "Eu queria ser feliz." Toda a gente quer alguma coisa, as crianças apenas fazem a questão de dizê-lo aos berros e repetidamente.

Também nós ficávamos tristes quando percebíamos que os nossos desejos não se iam realizar (ainda hoje ficamos), elas só demonstram essa tristeza gritando e chorando. Talvez a solução, seja monstrarmos às crianças o mundo dos outros, fazendo-as perceber que todos nós queremos coisas e que nem todas essas coisas se podem realizar. (Com calma e ouvindo sempre o que têm para dizer.)

Eu quero fazer de tudo para que as crianças que passem por mim levem um pouco de mim com elas e deixem um pouco delas em mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário